Entre os dias 3 e 6 de abril de 2024, o Congresso da Brazilian Studies Association (BRASA) acontecerá em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Assim, esta 17ª edição contará com a presença das pesquisadoras do LiBertha, braço de pesquisa do Grupo Bertha, Professora Doutora Fernanda Nalon Sanglard (coordenadora), Doutora Maiara Garcia Orlandini, Mestra Bruna Silveira de Oliveira e Doutora Marina Camisasca. Portanto, elas irão apresentar o trabalho “Censorship and freedom of expression in dispute: Brazil after truth commissions”. Em tradução livre, “Censura e liberdade de expressão em disputa: o Brasil depois das comissões da verdade”.
Dessa maneira, o paper apresentado pelo LiBertha compõe o painel “Coup d’état 60 years later: The Authoritarian Legacy and Current Conflicts on Freedom of Expression”. Em tradução livre, “Golpe de Estado 60 anos depois: o legado autoritário e os conflitos atuais pela liberdade de expressão”. Assim, conta com a organização de Bruna Silveira, além da participação da professora Fernanda Sanglard como chair da mesa.
Nesse ínterim, o painel tem o intuito de refletir sobre práticas socioculturais sintomáticas dos momentos de crise da democracia, e relembrar os 60 anos do golpe militar no Brasil. Assim, discute a construção discursiva da extrema direita e da noção de liberdade de expressão, o impacto da Comissão Nacional da Verdade (CNV) na virada conservadora e nas práticas censórias contemporâneas. Além disso, o comportamento da media mainstream na cobertura sobre a temática e a reação conservadora que culmina na violência contra jornalistas também são assuntos presentes nas discussões do painel.
Além das pesquisadoras da PUC Minas, ainda fazem parte da mesa do BRASA 2024 pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e Universidade Católica de Pernambuco. Ainda, a Universidade de Pernambuco e Uppsala University (Suécia) também irão compor o painel.
Sobre a Brasa
A BRASA é a Associação de Estudos Brasileiros, um grupo internacional e interdisciplinar que apoia e promove os Estudos Brasileiros. As áreas de pesquisa são todas as áreas do conhecimento, no entanto, as Ciências Humanas e Sociais são as prioridades no grupo.
Dessa maneira, foi formalmente lançada durante o Congresso da Latin American Studies Association (LASA) de 1992, que acontecia na cidade de Los Angeles, na California. Inicialmente, cerca de 40 acadêmicos se associaram ao grupo, de maneira a promover os estudos sobre o Brasil, além de manter a força dos estudos envolvendo o país e outras regiões da América Latina.
Então, o primeiro Congresso Internacional da Brasa aconteceu dois anos depois, em março de 1994, na cidade de Atlanta, na Geórgia, em conjunto com a LASA. Dessa maneira, a Associação adotou diversas formalidades, como a adoção de uma constituição e estatuto. Ainda, foram eleitos cargos de Comitê Executivo e Secretaria aos membros fundadores, da University of New Mexico. Assim, Jon M. Tolman recebeu a nomeação de Presidente, Roberto Reis se tornou Vice-Presidente e Edward A. Riedinger Secretário.