Em outubro de 2023, a professora Verônica Soares da Costa, líder do Grupo Bertha de Pesquisa, e a professora Polyana Inácio Rezende Silva, membro do Bertha, participaram do X Esocite.br. O evento é um simpósio organizado pela Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR).
Na ocasião, as pesquisadoras apresentaram resultados preliminares da pesquisa “A ciência e os cientistas nas plataformas de mídias sociais: influência, confiança e circulação de conhecimento científico em perspectiva sociotécnica“. O estudo em questão, portanto, conta com apoio do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
O trabalho, apresentado no GT 11: Divulgação científica e tecnologias digitais, foi um estudo de caso da campanha #UbirajaraBelongstoBr. Iniciada pela pesquisadora Aline Ghilardi, teve como objetivo repatriar o fóssil de um dinossauro brasileiro levado ilegamente para a Alemanha décadas atrás. O artigo apresentado tem o título “#UbirajaraBelongsToBR: influência e autoridade em prol da divulgação científica e da ciência nacional”. Agora, pode ser acessado nos anais eletrônicos do simpósio.
Dessa forma, o X Esocite.br teve sede no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Assim, tendo acontecido entre 25 e 27 de outubro de 2023, marcou a primeira vez que o simpósio teve realização no nordeste do país.