A editora Palgrave Macmillan lançou neste início de 2024 o livro “Handbook of Science and Health Journalism“, que conta com um capítulo de autoria da professora Verônica Soares da Costa, líder do Grupo Bertha de Pesquisa. A obra reúne textos de pesquisadores de todo o mundo sobre a cobertura do jornalismo de ciência e saúde, com discussões situadas após a pandemia de covid-19. Com uma visão global do jornalismo científico e de saúde, cada capítulo traz uma agenda para futuras pesquisas, identificadas a partir de revisões abrangentes da literatura.
Intitulado “Who speaks for/on science and health? Use of sources by science and health reporters” (Quem fala sobre ciência e saúde? Uso de fontes pelos repórteres de ciência e saúde), o capítulo da professora Verônica Soares da Costa aborda a relação entre jornalistas e fontes na cobertura, considerando as discussões do campo jornalístico e as especificidades de temas científicos e de saúde. O texto traz insights das reflexões desenvolvidas pela professora em sua tese de doutorado, defendida em 2019 no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM / UFMG).
O trabalho contribui para uma compreensão mais profunda do papel dos repórteres na comunicação da ciência e na promoção da saúde pública. Baseando-se em diversos estudos de caso, a revisão destaca a importância das escolhas dos jornalistas na seleção e apresentação de suas fontes científicas e o impacto disso na percepção pública. Também examina o papel de valores como neutralidade, objetividade e imparcialidade na contribuição para o preconceito de gênero e racial.