A Prof. Dra. Fernanda Sanglard, coordenadora do núcleo Libertha, Marina Camisasca, pós-doutoranda do PPGCOM, e as doutoras Bruna Oliveira e Maiara Orlandini, representarão o Grupo Bertha de Pesquisa no Compolítica 2025, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de maio, em Recife (PE). As pesquisadoras apresentarão o trabalho intitulado: “Guardião da Liberdade? O jornalismo e a cobertura de casos de censura à arte”, no GT de Jornalismo Político.
O congresso será sediado na Universidade Católica de Pernambuco e tem como tema “Ciência Aberta, Humanidades Digitais e monetização de dados: desafios democráticos e epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política”. Fernanda e Maiara também são coordenadoras dos GTs Comunicação e Democracia e Comunicação e Sociedade Civil , respectivamente. Além delas, Tainara Diule, mestranda do PPGCOM e também integrante do Bertha, apresentará o trabalho “Narrativas transmídia no Jornalismo: um caminho para acessibilidade comunicativa de pessoas com deficiência visual”, no GT de Comunicação e Sociedade Civil
Já os estudantes de graduação em Jornalismo Davison Henrique, bolsista PIBIC de iniciação científica, e Letícia Lanes vão apresentar o trabalho “Uma análise teórica sobre os conceitos de liberdade de expressão e liberdade de imprensa”, orientado pela prof. Fernanda Sanglard e pela bolsista de pós-doutorado Marina Camisasca.