Professora Verônica Costa publica capítulo sobre jornalismo de ciência e saúde

A editora Palgrave Macmillan lançou neste início de 2024 o livro “Handbook of Science and Health Journalism“, que conta com um capítulo de autoria da professora Verônica Soares da Costa, líder do Grupo Bertha de PesquisaA obra reúne textos de pesquisadores de todo o mundo sobre a cobertura do jornalismo de ciência e saúde, com discussões situadas após a pandemia de covid-19. Com uma visão global do jornalismo científico e de saúde, cada capítulo traz uma agenda para futuras pesquisas, identificadas a partir de revisões abrangentes da literatura. 

Intitulado “Who speaks for/on science and health? Use of sources by science and health reporters” (Quem fala sobre ciência e saúde? Uso de fontes pelos repórteres de ciência e saúde), o capítulo da professora Verônica Soares da Costa aborda a relação entre jornalistas e fontes na cobertura, considerando as discussões do campo jornalístico e as especificidades de temas científicos e de saúde. O texto traz insights das reflexões desenvolvidas pela professora em sua tese de doutorado, defendida em 2019 no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM / UFMG).

O trabalho contribui para uma compreensão mais profunda do papel dos repórteres na comunicação da ciência e na promoção da saúde pública. Baseando-se em diversos estudos de caso, a revisão destaca a importância das escolhas dos jornalistas na seleção e apresentação de suas fontes científicas e o impacto disso na percepção pública. Também examina o papel de valores como neutralidade, objetividade e imparcialidade na contribuição para o preconceito de gênero e racial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima